sexta-feira, 26 de março de 2010

Consultório Sentimental do Doutor Caligari

Prezado Doutor Odvan Caligari,

No começo eu até achava bom, era primavera e a gente ia do leme ao pontal pra ver o azul da cor do mar. Bastava ele sussurrar um “você é algo assim, é tudo pra mim, é como eu sonhava baby” que eu já acendia os faróis. O sexo era uma delícia, um vale o que vier, vale o que quiser. O único problema era que ele reclamava muito, ficava o tempo todo dizendo “vamo lá”, “mais retorno”, “cadê o eco”. Teve um dia que ele chegou ao cúmulo de dizer que meu orgasmo era muito agudo, posso com isso? Outra coisa que me irritava, logo antes de gozar ele gritava sempre “olha o breque”. Era horrível, eu perdia totalmente a concentração. Com o tempo as coisas só foram piorando, o safado deu pra trocar meu nome. Me chamava de Cristina, de Jurema, de Juliana. Largou o emprego no dia de santos Reis. Reclamei, ele mandou não amolar, só queria sossego. Nosso apartamento virou um pedaço de Saigon e sem a luz néon, que o bandido deixou de pagar a conta. Agora, o doido só anda de branco, vive num papo de Manuel, de imunização, de glândula não sei o que. Fica enchendo meu saco pra eu ler “O Universo em Desencarno”, “Universo em Desembarque”, um troço desses. E ainda quer trazer um tal de Grão mestre varonil pra morar aqui em casa.. Puxa, doutor, sabe quando alguém que a gente ama vacila e põe tudo a perder? Só o senhor pode me ajudar, o que eu faço?

Vitória Régia, Méier, Rio de Janeiro-RJ

Caríssima senhora Vitória Régia,

Em minha vasta experiência clínica tive a oportunidade de presenciar inúmeros casos semelhantes ao de seu cônjuge. Todos tiveram fim trágico, coisa de suicídio, cadeia, hospício ou fuga com o filho do porteiro. Vou lhe apresentar alguns possíveis diagnósticos baseados em sua zelosa e precisa descrição dos sintomas. A propósito, cara Vitória Régia, já pensou em seguir a carreira médica? Percebi nessa sua carta uma vocação inata, um talento incrível, coisa rara. Quando você precisar de uma oportunidade já sabe a quem recorrer. Mas voltando aquele nosso outro assunto, a possibilidade mais concreta é que o seu esposo tenha desenvolvido um transtorno bipolar de personalidade, com tiques de esquizofrenia e deliriuns tremens. Em linguagem corrente despirocou, ficou lelé, tá jogando pedra em avião. Nesse caso, doce Vitória, o tratamento é penoso, caro, ingrato e a cura mais do que incerta é altamente improvável. Porém como diria o imortal Willian Shakespeare, há mais coisas entre o céu e a terra do que... do que su... Bem, não é hora pra citações mesmo. O fato é que não devemos nos limitar aos caminhos da ciência. O seu marido pode estar é com um encosto dos bravos. Aí, o buraco é mais embaixo, prepare-se para gastar tempo e dinheiro com oferendas complicadíssimas, cerimônias de exorcismo, pentagramas, pajelanças, rituais de sacrifício. Sem falar que não é muito aconselhável mexer com essas coisas, vai que o encosto é vingativo, as conseqüências podem ser terríveis. Mas não devemos ainda excluir nenhuma das esferas da questão, inclusive a jurídica. O moço pode estar fingindo insanidade pra te extorquir uma pensão vitalícia num processo de divórcio. Eu sei, é sórdido, é abjeto, mas é muito mais comum do que a gente imagina. De todo modo, para poder determinar em quais desses casos seu marido se encaixa, nós teríamos que conversar melhor. Talvez você pudesse dar um pulinho no meu consultório, aqui perto tem um restaurante tailandês ótimo e um cineminha super aconchegante. Aí quem sabe você esquece de vez esse traste que já te deu motivo pra ir embora e começa a pensar mais em você. Vai te fazer bem, buscar novas e agradáveis experiências, como por exemplo sentir o toque másculo de uma luva cirúrgica pelo seu corpo ou conhecer as deliciosas combinações de éter e chantili. Estou te esperando, Vivi. Um beijo.

Vanzão

(Doutor Odvan Caligari é o Nelson Motta da psiquiatria brasileira)

3 comentários:

  1. Olá, Igor
    Aqui é o Carlos Paulo, amigo do Airton.
    Parabéns pelo Picaretarte e o conto do Dr,Caligari é ótimo. Sucesso.
    Carlos Paulo.

    ResponderExcluir
  2. Oi...
    Então, você mandou o link pro meu e-mail, pedindo visitas e comentários e cá estou eu.
    Mas queria saber se nos conhecemos pessoalmete. Também tenho dois blogs, e por isso me interessei. Se for vc escreve todos os textos, têm humor, são bons !
    Visitarei sempre...
    e se vc tiver interesse visite os meus...

    anilia

    ResponderExcluir
  3. mandou bem, mandou bem.

    Fui almoçar hoje numa churrascaria, e tive a ocasião de assistir um banquete do pessoal da cultura racional. Todos de branco, com camisetas de propaganda do universo em desencanto. realmente comédia.

    André Shalders

    ResponderExcluir