quinta-feira, 24 de junho de 2010

Côncavo e convexo

Não sei como consegui passar dois anos enrolando de jornalista aqui em Brasília sem precisar fazer uma visitinha ao Congresso Nacional. Quando o dia chegou, agradeci por não precisar passear de terno no deserto e fui sem reclamar. Garanto que é mais divertido do que parece.

A primeira coisa que chama atenção é o número de mulheres bonitas circulando por ali, entre jornalistas, assessoras e similares. E olha que nem era dia de Sabrina. Os decotes discretos e o contorno das bundas desenhando-se no tecido das saias proporcionam o espetáculo da sensualidade engaiolada. Pena que os 10% da umidade do ar não deixam espaço para que as gotículas de suor resplandeçam quando elas saem ao sol.

Outra coisa que impressiona são os doidos saracoteando pra lá e pra cá, muitos com acesso ao Salão Verde, onde fomos barrados. (São peixes de algum deputado, nos informou o porteiro, citando Romário). A senhora que distribui bênçãos, defensores de causas de um homem só, lobistas quixotescos com um projeto na mão e uma idéia na cabeça.

Basta uma escutada na conversa entre deputados pra identificar o principal problema da casa. Nenhuma ideologia ou convicção moral supera o velho afeto de colegas de trabalho. “Fulano defende a esterilização dos favelados.” “Ah, rapaz, mas quando ele bebe conta cada história. E a mulher dele faz uma moqueca sensacional” “Como é que você consegue cumprimentar aquele sujeito? Ele tem uma fazenda com trabalho escravo.” “Mas é tão difícil encontrar outro torcedor da Portuguesa.” Hay que deliberar, pero sin perder la ternura jamás.

Um comentário:

  1. Como não sou apenas crítica acho que os textos são ótimos uma mistura de sacarsmo e humor!
    ;) Juliana!

    ResponderExcluir