terça-feira, 1 de junho de 2010

Angu do Baco

Dizem que nessa vida um homem tem que combater seus preconceitos. Há muita gente que discorda, mas quando o preço pra isso é um quilo de alimento não perecível a coisa toda parece valer a pena. Com esses nobres propósitos apanhei um ônibus e um pacote de fubá e fui até a tenda armada no meio da Esplanada, conferir as dionisíacas apresentações do grupo do Zé Celso.

Mesmo tendo chegado duas horas depois do começo da peça, as quatro horas que restavam do espetáculo pareciam quase promissoras. Era impossível tirar os olhos da menina que fazia a Cacilda, as músicas eram agradáveis, ninguém parecia inclinado a fazer algum discurso. Mas foi só. Até minha preocupação inicial de escolher um lugar na arquibancada longe do palco foi em vão. Os escolhidos da platéia para participar das danças eram integrantes do grupo a paisana. Performance assim até eu.

Cacilda__ Estrela Brazyleira a Vagar era um musical comum, com um pouco de maxixe. Contava uma história certinha, com os personagens da época, Dulcina, Getúlio, Nelson, etc. Por mim tudo bem, mas fazer isso em seis horas e sem um texto decente não dá. É o velho vício da vanguarda. Quando alguém que fez alguma coisa muito diferente resolve fazer algo igual a todo mundo, sempre pode dar a desculpa que está se reinventando ou se aproximando do público. E seus erros na cópia ao padrão vão ser encarados como marcas do seu estilo.

Restava ainda uma última esperança: será que rolariam uns peitinhos? Aguardei por mais uma hora e nada. Voltei pra rodoviária com uma vaga frustração. Imaginava que não ia gostar da peça por um motivo e acabei não gostando pelo motivo oposto. Pensei no fubá. Nessas horas uma polentinha frita cairia muito bem.

2 comentários:

  1. eita, velho. Ouvi comentários de outras pessoas também sobre a peça e, juntando tudo, deve ter dado umas seis horas de reclamações.
    Mas diga aí, "ninguém parecia inclinado a fazer algum discurso"? Na verdade, me pareceu uma peça cheia de intenções de discurso - claro, pelo que ouvi, pois não vi.
    Que triste, morreu sem polentinha frita e sem peitinhos. A vida é dura.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Intenção de discurso rolou mesmo, qualquer coisa tipo a "necessidade da atriz ser livre" versão extendida, mas eu tava falando de discurso mesmo tipo peça anos 70, que os caras começavam a falar do nada. (Seis horas dava pra esperar que aparecesse qualquer coisa). Abraço.

    ResponderExcluir